segunda-feira, 16 de abril de 2012

Enfrentar o X-frágil

No post anterior descrevi um pouco o que sei sobre o diagnóstico do X-frágil, neste pretendo descrever um pouco o pós diagnóstico.

Receber um diagnóstico de uma doença mental crónica e sem cura é uma facada no coração de qualquer pai e mãe, que pensam e agora como será o futuro???! |Logo se instalam várias dúvidas e medos e quanto mais informação vamos absorvendo sobre o tema  muitas vezes mais desolados ficamos.
Cada um viverá esta fase de forma diferente, se há uns que escolherão recolher o seu filho num casulo protegido do resto do mundo, outros irão ignorar tudo fazendo de conta que não têm um filho diferente contando que o diagnóstico não foi bem feito e que tudo passará é só uma questão de tempo.

Por muito pessimista que possa ser o cenário onde somos as personagens principais, e apesar das muitas incertezas, o futuro será da forma como nós escolhermos vivê-lo e para mim só há 2 escolhas : viver a vida com lamentações e desânimo olhando os nossos filhos como coitadinhos ou arregaçar as mangas, olhar em frente e desfrutar de cada momento na companhia destes filhos especiais.

Eu escolhi valorizar tudo de bom que o Peter-Pan têm para dar e é tanto... escolhi que farei tudo por ele e que dedicarei a minha vida a transmitir-lhe ensinamentos e valores, mas acima de tudo  dar-lhe-ei todo o meu amor para que se torne um ser humano com um grande coração.

Através das minhas pesquisas descobri pessoas que vivem com os mesmos problemas que eu e ajudaram-me a perceber que ter um X- frágil é uma benção pois o afeto que estas crianças são capazes de nos transmitir é tanto que nos enche  o coração de alegria  e esperança.
Foi com elas que me identifiquei de imediato e foram elas que nos meus momentos de dúvida me mostraram  um pouco o caminho que eu queria seguir.
Agradeço por isso às  mães maravilhosas da http://www.apsxf.org/ pelo carinho com que me receberam nesta família.







1 comentário:

  1. Tou emocionada, esta história também é a minha. A minha começou há 9 anos, com muitas duvidas, muitas incertezas, muitos receios, mas também muitas alegrias, muitas etapas alcançadas, novos amigos...
    Temos filhos lindos, doces, sensiveis, temos muita sorte....
    E estou ansiosa por te conhecer pessoalmente.
    Beijos

    ResponderEliminar